a história de Stan Lee. o gênio dos heróis .

Stan Lee (1922-2013) foi um editor, roteirista e empresário norte-americano, um dos mais notáveis criadores de histórias em quadrinhos, sendo corresponsável por grandes super-heróis e vilões da Marvel Comics, como o Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, o Demolidor, Homem de Ferro e Quarteto Fantástico.

Stanley Martin Lieber, conhecido como Stan Lee, nasceu em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 28 de dezembro de 1922. Filho de judeus imigrados da Romênia começou a trabalhar cedo. Desde jovem gostava de escrever e na adolescência planejava começar um romance.

Primeiras Criações

Depois de se formar no colegial, com 16 anos, foi contratado pela editora Timely Comics, que pertencia a Martin Goodman, marido de sua prima Jean Goodman. Suas primeiras tarefas passaram longe da edição, pois era encarregado de varrer o chão e servir café.

A primeira oportunidade de Stan Lee de escrever uma história surgiu com o Capitão América, criado pelo trio Syd Shores, Joe Simon e Jack Kirby., que na época era o herói patriota, símbolo na luta contra os nazistas na II Guerra Mundial. Com o pseudônimo de Stan Lee, assinou o conto “Capitão América Desbarata a Vingança do Traidor”.

Em 1942, Lee foi contratado como editor e até a década de 50, criou várias séries em quadrinhos, entre elas: The Witness, The Destroyer, Jack Frost e Black Marvel. Em meados da década de 1950, a empresa passou a se chamar Atlas Comics.

Década de 60

Em 1961, a editora Atlas Comics, lançou a série “O Quarteto Fantástico”, criado por Stan Lee e Jack Kirby, que conta a história de quatro astronautas que ganham superpoderes após um incidente cósmico. A série revolucionou o mercado de quadrinhos e atraiu um público mais velho, transformando a então Marvel Comics uma das mais importantes editoras de quadrinhos dos Estados Unidos.Em 1962, foi lançado “O Homem Aranha”, criado por Stan Lee e Steve Ditko, que conta a história de um adolescente que dividia suas aventuras com problemas no colégio e com as contas a pagar, já que não tinha um emprego fixo, mas que se tornou um dos heróis mais populares dos quadrinhos. “Ele é um dos heróis mais amados do mundo e consegue fazer todos os fãs felizes”, afirmava Lee.

Ao longo da década de 1960, em parceria com Jack Kirby e Steve Ditko, Lee criou outros personagens icônicos, uma galeria de heróis humanos, como “Hulk” (1962), “O Homem de Ferro” (1963) e “Os Vingadores” (1963). Ainda em 1963, lançou os X-Men, uma equipe de mutantes que eram marginalizados e hostilizados pelos humanos.

Os Quadrinhos para a TV e o Cinema

A Marvel continuou a prosperar e em 1972, Lee tornou-se diretor editorial. Em 1980, passou a dirigir a Marvel Productions, voltada para a produção de séries para a TV e de filmes para o cinema. Stan Lee transformou seus heróis dos quadrinhos em desenhos animados, que se tornaram cada vez mais campeões de audiência.

Em 1981, Lee foi para Los Angeles, com a tarefa de negociar contratos com produtoras de cinema. Durante alguns anos, enfrentou dificuldades para incluir os heróis da Marvel em Hollywood. Em 1998, com o sucesso de Blade, o Caçador de Vampiros, a Fox adquiriu os direitos  de X-Men, lançado em 2000 e Spide Men, lançado em 2002, e a Sony adquiriu o Homem-Aranha, lançado em 2005

Outras criações de Lee que receberam tratamento especial de Hollywood foram Deredevil (2003), Hulk (2003) e Iron Men (2008). Lee frequentemente fazia aparições em papéis especiais nesses filmes. Em 2008, Lee foi premiado com a Medalha Nacional de Arte.

Vida Pessoal

Stan Lee foi casado com a modelo britânica Joan Boocock, entre 1947 e 2017. Juntos tiveram as filhas, Joan Celia Lee e Jan Lee. Stan Lee faleceu em Los Angeles, California, no dia 12 de novembro de 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher acorda após semanas em coma, acusa marido de atear fogo nela e morre depois

Homem é encontrado morto com marcas de tiro no peito e na cabeça em Ibirité